Bololofos
banner_social2.jpg

Criação e Customização

 

Oficina de bonecos - CRIAÇÃO e CUSTOMIZAÇÃO

Esta oficina tem um formato inovador que atende uma grande quantidade de crianças. Ideal para eventos em escolas, empresas, museus e instituições culturais e sociais.

 
 

Feita em parceria com museus e instituições culturais, podem ser baseadas no tema da exposição em cartaz. Fazemos estudos da linguagem do artista para adaptá-la à linguagem gráfica infantil e criamos um ambiente repleto de referências, fundamental para estimular a criatividade da criança.

 
 

A atividade também pode ser realizada em parceria com instituições sociais onde crianças em situação de vulnerabilidade social desenvolvem sua capacidade de realização através da criação de bonecos de pelúcia.

 

OFICINAS NO FESTA! FESTIVAL DE APRENDER - SESC São Paulo - Março 2017

O FestA é um convite a descobrir, em um final de semana festivo, esta pulsante busca pelo aprendizado criativo. Um momento em que novos jeitos de ver e conhecer o mundo podem vir à tona, fazendo arte e criando cultura.

A primeira edição do FestA aconteceu nos dias 10, 11 e 12 de março em todas as unidades da rede no estado. Foi um fim de semana intensivo de cursos, oficinas, palestras e experimentações em desenho, fotografia, costura, bordado, cerâmica, impressão 3D, robótica e artes digitais com diversos artistas e profissionais de destaque em suas áreas de atuação.

Os Bololofos fizeram parte dessa programação com a oficina Bonecos de Pano, no qual os participantes criaram seus próprios bonecos. Confira o vídeo criado para divulgação do evento e algumas fotos das oficinas realizadas!

 

OFICINA TIM BURTON - MIS (Museu da Imagem e do Som) - Março 2016 | Maio 2016

As crianças que participaram dessa oficina tiveram a oportunidade de continuar a experiência vivida na exposição "O Mundo de Tim Burton". Foi impressionante ver os personagens imaginados pelo Tim Burton traduzidos para a linguagem gráfica infantil. E mais impressionante ainda foi reconhecer o estilo do artista nos personagens saídos da imaginação das crianças.

Um boneco em especial nos chamou a atenção. Um monstro que tinha o rosto de um homem usando óculos desenhado dentro da barriga. Curisosos, perguntamos para a criança se o boneco tinha um nome. Ela respondeu: "Sim! O nome dele é O MONSTRO QUE COMEU O TIM BURTON! E sabe por quê? Para se alimentar de imaginação!".

Confira como aconteceu a oficina no video abaixo!

 

OFICINA MEU MONSTRINHO DA GUARDA - GOVERNO MATO GROSSO - Outubro 2016

O governo do Mato Grosso nos convidou para realizar uma semana de oficinas em Cuiabá, numa parceria com o Sebrae e o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI).

A oficina "Meu Monstrinho da Guarda" atendeu 600 crianças em situação de vulnerabilidade social e o tema foi adaptado para a ocasião. Cada criança foi convidada a criar seu próprio guardião, “um amigo para todas as horas” que pode ajudá-las a espantar seus medos e conquistar seus sonhos.

Rafaela, criança que participou da oficina, perguntou antes de começar a atividade. "Se eu errar, posso fazer outro boneco?" Essa é uma questão recorrente. Existe o medo do erro, de não saber desenhar e do desenho ficar feio. Há também o medo do julgamento das outras crianças. Explicamos que não existe certo e errado quando estamos usando a imaginação. Depois de uns 15 minutos de atividade ela nos chamou: "Olha só, fui fazer o outro olho do monstro e sem querer fiz esse risco enorme. E agora? Posso fazer outro?" Sugerimos a Rafaela que poderia ser divertido se o monstro tivesse um olhão e um olhinho! "Que tal se o seu monstro tiver essa característica? Você pode aproveitar o risco para fazer o olhão!". Ela pensou: “Legal! Com o olho pequeno ele pode enxergar para dentro e saber se está feliz ou triste. Com o olho grande, pode enxergar para fora e ver todo o universo e os monstros que moram nos outros planetas!”.

Confira como foi a experiência no vídeo abaixo!

 

OFICINA FRIDA KAHLO - MIS (Museu da Imagem e do Som) - Novembro 2016

Frida Kahlo inspirou outra oficina que também aconteceu no MIS. As crianças foram convidadas a desenvolver sua própria vestimenta tendo como referência a obra da artista mexicana. Após um estudo de como sua arte é traduzida em moda, as crianças soltaram a imaginação e deram continuidade ao aprendizado vivido na exposição. O resultado foi uma roupa estampada com o desenho da criança!

Veja no vídeo abaixo como as crianças interagiram com o estilo de Frida Kahlo e traços da cultura mexicana.

 

OFICINA ROCK AND ROLL - SESC CAMPO LIMPO - Julho 2016

Para comemorar o dia internacional do Rock, o Sesc Campo Limpo nos convidou para realizar uma oficina relacionada ao tema Rock and Roll. Ao som de Elvis Presley, Chuck Berry e outros ícones clássicos do Rock as crianças personalizaram uma guitarra de pano, símbolo máximo desse estilo musical, com seus próprios desenhos

Joaquim, um menino de 8 anos, nos falou que ele estava participando da oficina porque quando ele era criança queria ser guitarrista. Perguntamos a ele: “E agora que você cresceu, o que você quer ser?” Ele disse que queria ser engenheiro. Sugerimos então para pensar numa guitarra feita por um engenheiro! “Como seria?” Ao final da oficina ele mostrou todo contente uma guitarra e uma caixinha de papel revestida de tecido e disse: “A minha guitarra pode ser tocada à distância, por esse controle remoto!”.